lunes, 15 de septiembre de 2008

El Bicentenario en el IX Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana




IX CIHELA Sociedade Brasileira de História da EducaçãoCNPJ 03.802.595/0001-97
Rio de Janeiro, 15 de setembro de 2008.
Prezados colegas,
Ao final do VIII Congresso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana, foi encaminhada à Sociedade Brasileira de História da Educação a solicitação de que avaliasse a possibilidade de realização do IX CIHELA em solo brasileiro.
A SBHE procedeu, então, à consulta de seus associados, por meio de suas diretorias regionais, recebendo algumas candidaturas apresentadas por grupos de pesquisadores de universidades com trabalho reconhecido na área de História da Educação.
Os critérios adotados pela diretoria fundamentaram a escolha da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, localizada na cidade do Rio de Janeiro, como sede do IX CIHELA. Com a participação de professores dessa Universidade e de representantes das outras instituições em que há grupos de pesquisa da área (PUC-Rio, UENF, UFF, UFRJ, UFRRJ e UNIRIO), foi montada a Comissão Local de Organização, sob a presidência da Profa. Dra. Ana Chrystina Venâncio Mignot.
A Comissão Local, tendo em vista o calendário letivo da Universidade e as tarefas de organização, decidiu-se pela realização do IX CIHELA no período de 16 a 19 de novembro de 2009.
Como tema geral, propõe "Educação, autonomia e identidades na América Latina", tendo em vista as comemorações do bicentenário dos processos de criação de Estados autônomos na América Latina, com o fim dos laços coloniais.
Como passo inicial, foi enviada aos representantes dos países que integram a comunidade CIHELA a carta convocatória para composição do Comitê Internacional que dirigirá a organização do evento. Assim que esse Comitê autorizar, será divulgado o calendário de realização do IX CIHELA em sua página eletrônica.
Convidamos os colegas a participarem, esperando contar com a presença de todos em mais essa oportunidade de intercâmbio científico que une os pesquisadores Iberoamericanos.
Com nossas saudações,
Profa. Dra. Claudia Alves
Presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação

No hay comentarios:

Archivo del blog